O mármore ou o granito é a melhor pedra para bancada de cozinha?
Embora os dois tipos de pedras são naturais, há muita diferença entre granito e o mármore. O mármore normalmente possui veias, enquanto o granito possui uma aparência mais granulosa.
vamos entender a diferença de sua composição, as pedras natural possuem duas categorias gerais:
Pedra siliciosa: composta principalmente de sílica ou partículas semelhantes a quartzo. Tende a ser muito durável e fácil de limpar. Pedras nesta categoria são granito, ardósia e arenito.
Pedra calcária: feita principalmente de carbonato de cálcio. É sensível a ácidos, incluindo produtos de limpeza e alimentos como frutas cítricas, vinagre, vinho, tomates, etc. Requer diferentes procedimentos de limpeza do que a pedra siliciosa. Esses tipos de pedras incluem mármore, travertino, calcário e ônix.
Então, qual a melhor escolha? Tudo depende da estética que você procura e da quantidade de manutenção que você está disposto a fazer. Normalmente em bancadas e pias de cozinha o granito é mais ultilizado, embora hoje em dia exista no mercado uma variedade de impermeabilizadores que tornam o mármore tão resistemnte quanto o granito. a vantagem do mármore é que ele cofere uma delicadeza ao ambiente.
Por ser um dos materiais mais em conta, o granito é o preferido para as bancadas de cozinha. Porém, é bom tomar um certo cuidado ao utilizá-lo, uma vez que essa pedra absorve mais líquidos e está propensa a manchar.
Agora, se o intuito é ter resistência, fácil manutenção e um ótimo custo-benefício, o granito é a escolha certa.